terça-feira, janeiro 24, 2012

Muito tem se falado e escrito sobre créditos de carbono. Créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) são certificados emitidos para uma pessoa ou empresa que reduziu a sua emissão de gases do efeito estufa (GEE).

Muitos municípios estão em busca destes créditos de carbono, que além de melhorar a qualidade de vida de toda a população, pode gerar empregos, despertar a cidadania e o meio ambiente terá imenso benefício.

Desta forma, estes créditos vem sendo obtidos de várias formas, mas há um setor onde vem sendo empregadas tecnologias, das mais simples às mais sofisticadas, a partir de nada mais nada menos que o...............lixo!

Sim, o lixo potencialmente pode ser uma excelente fonte de energia, protegendo o consumo de combustíveis não renováveis. Administradores antenados com a atualidade e realmente preocupados com o progresso , estão buscando apoio e incentivadores, e muitas parcerias vem se transformando em excelentes soluções, como o lixo gerando gás, carvão e outras formas potenciais de energia.

Alem disso, o fato do lixo ser retirado da natureza, não resultará mais em chorume, que é tóxico e vai se infiltrando no solo, atingindo os lençois freáticos, nem haverá proliferação de animais daninhos e microrganismos, nem o mal cheiro característico destes lixões.

Em São Paulo, existe o Aterro Bandeirantes, que deixou de receber lixo em 2007, mas no local existem 40 milhões de toneladas de lixo, que geram o chorume, que foi drenado para um local especial, de modo a não se infiltar no ambiente. Foi construída uma usina de gas, com ajuda do governo de São Paulo e a Coca Cola, que captam o metano, gás gerado naturalmente pela deteriorização do lixo, mas direcionado gera energia termica-mecânica-elétrica.

Em Itu, tambem em São Paulo, a partir de uma iniciativa chamada PPP (Parceria Público Privada), a prefeitura adquiriu uma frota de veículos coletadores de resíduos (lixo) movidos a biodiesel (e assim ampliou-se a cadeia geradora de créditos de carbono). Estes resíduos tambem irão para uma usina geradora de gás, utilizado como energia.

Na cidade de Unaí, Minas Gerai, iniciou-se um projeto chamado “Natureza Limpa”. Desenvolveram um sistema de transformação do lixo em carvão, evitando a derrubada de centenas de árvores, e se alinhando com a Política Nacional de resíduos sólidos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída pela Lei Federal 12.305, de 2 de agosto de 2010, e regulamentada pelo Decreto Federal 7.404, de 23 de dezembro de 2010, tramitou por 20 anos no Congresso Nacional.

.A partir do segundo semestre de 2012 os brasileiros poderão ter regras fixas e determinadas pelo governo federal para o descarte adequado de produtos como eletroeletrônicos, remédios, embalagens, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista. Pela lei, os governos municipais e estaduais têm dois anos de prazo para a elaboração de um plano de resíduos sólidos .

A Caixa Econômica Federal tem assinado desde o ano passado contratos de comercialização de créditos de carbono . E a SERB – empresa de Saneamento de Energia Renovável do Brasil- assinou contratos de reaproveitamento em Seropédica e Duque de Caxias., assim como fechou em dezembro de 2011, contratos com a empresa CRT Alcântara, para o aterro de Itaoca e a central de tratamento de resíduos São Gonçalo, ambos no município de São Gonçalo.

Então, não é uma boa idéia começarmos a pensar nisso?



Alex Hudson
Rio Bonito - RJ


Fontes pesquisadas:


Globo Video - O Lixo que vira Energia e Crédito de Carbono


Itu.com.br

Projeto Natureza Limpa

Portal Vermelho

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)