terça-feira, outubro 30, 2012



Todos sabem que costumo expressar o que sinto. Tento encontrado receptividade em meus comentários, e com frequência tenho observado  pessoas que concordam, pessoas que passam a pensar a respeito, outras que demonstram que já pensavam de modo semelhante, assim como aqueles que discordam . Afinal, aqui é uma rede social e cumpre seu objetivo de divulgar informações, promover diálogos.

Venho então expressar algo que tem me deixado inconformado. Todos sabem quais foram as minhas escolhas políticas neste ano, e viram claramente contra quais propostas combati, e quem resolvi apoiar.

Vi, ao longo da campanha, o crescimento de meu candidato, a simpatia que conquistou. Vi os comícios se enchendo cada vez mais, fui parado muitas vezes na rua para ouvir pessoas que aderiram às suas propostas. A última Caminhada, foi um evento histórico, com mais pessoas que aquelas que apareceram nas urnas.

Não temos em Rio Bonito um serviço tão eficiente como as pesquisas oficiais de opinião. Mas nas pesquisas extra-oficiais, com certeza meu candidato mostrava uma adesão equivalente a 8000 eleitores, o que com certeza modificaria os resultados obtidos e a candidata vencedora não atingiria o total de votos que recebeu.

O que sinto na realidade, é um sentimento de logro, de engano, pois o sufrágio é secreto, mas uma vez que um eleitor abre publicamente sua intenção de voto, adere a um partido e candidato , quando cola adesivos na camisa, carrega bandeiras e aplaude, nesse momento ele estará mostrando seu comprometimento. Percebi que este comprometimento não se concretizou nas urnas, muitas vezes. Houve fuga de votos.

Como num passe de mágica, muitos que tinham abraçado o 70, estavam mudos e frios, no dia da eleição. Um silêncio uma imobilidade irreal para o clima do momento, nenhum comentário, nenhuma boca de urna, porque embora seja uma infração, ocorreu pródigo nos outros partidos. Mas no 70, havia só silencio.....Ali eu já percebi que algo não iria tão bem, e comecei a ver a pusilanimidade, a migração de muitos votos, de tal forma que o total se apresentou ainda menos substancial do que na última eleição, já que a população cresceu, de quatro anos para cá.

Sinto-me enganado, porque não imagino uma pessoa adulta , assumir publicamente seu voto, uma vez que ninguém tem obrigação de declará-lo, mas uma vez feito, e se as urnas não comprovam numericamente, houve dissidência, ocorreu alguma falsidade, houve mentira. Só de pensar que fui abraçado, elogiado, recebi mensagens de apoio e depois este esvaziamento da hora da decisão final, é uma sensação que fui ludibriado, é uma sensação de inconformidade, de que poderia ter sido de outro jeito, que poderia ter feito a diferença.

Por estas e por outras, realmente está muito difícil confiar nas palavras e intenções dos homens. É complicado.....

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)