segunda-feira, fevereiro 17, 2014

P1040445

Olá meus amigos e amigas,
Através do Facebook, no dia 12/02, tentei alertar nossas autoridades para o fato das queimadas em Boa Esperança, digo isso porque sabemos da possibilidade delas neste ambiente, nesta época de intenso calor e seca.

Porém este DESgoverno Municipal queria apenas o acompanhamento através da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente. Li no perfil de uma pessoa do primeiro escalão da atual prefeita, o comentário que um “matinho de nada” não bastaria fazer grandes estragos, e que a prefeita não poderia ser responsabilizada pelas queimadas.

Em nenhum momento eu disse que ela era responsável e sim, solicitei que ela não fosse omissa, como foi e continuou sendo. Na verdade, a administração municipal deveria zelar pelo povo e se eles acreditam que uma ocorrência desta não é de sua alçada, configura de fato o desmando e ausência total de governabilidade nesta questão, assim como em tantas outras. Realmente eu não estava culpando, mas agora sim eu afirmo que a prefeita é culpada por omissão, pelo incêndio acontecido no dia 14/02 da propriedade situada no quilometro 14 Norte da RJ 124 (Via Lagos) que fica ao lado da Lanchonete Faceburg da Tia.

P1040440

Eu avisei que as queimadas que estavam acontecendo não iriam dar em boa coisa e que a população riobonitense estava tendo dificuldades para acionar o Corpo de Bombeiros de Rio Bonito, tanto que acionaram os bombeiros, não só pelo 193 e sim também através do telefone fixo do destacamento da Cidade.

A senhora Elia Ramalho Moreira, mais conhecida como Tia Elia, comerciante e proprietária da lanchonete Faceburg da Tia, entrou em contato através do telefone fixo e falou com o Sargento Eduardo, disse que na citada propriedade não havia moradores, mas ao lado da mesma tinha uma residência habitada e as chamas estavam quase chegando na mesma. Ela ainda ligou para a Via Lagos e estes informaram que eles tinham até como apagar o fogo e atender ao pedido dela, mas o Corpo de Bombeiros da nossa cidade não permite que eles tomem providencias quando o incêndio ocorre em propriedades.
P1040424

PASMEM meus amigos e amigas além de não atender o chamado, o Corpo de Bombeiro não permite intervenção, ou seja, temos que nos virar como podemos. Neste desastre, ao perceber a demora no atendimento, a família tentou por meio de extintores, baldes com água, areia e outros, impedir que as chamas chegassem até a casa habitada e foi Ele mais uma vez que desceu a mão e ajudou a família, sim foi Deus,somente Ele quem salvou a habitação, pois o vento mudou sua direção.

O imóvel queimado já foi usado pela Via Lagos, onde estes chamavam de “Ponto 2”, o qual hoje está localizado em São Pedro da Aldeia se não estou enganado. Também já foi uma academia, cito isto para quem conhece tal imóvel identificar e saber que tratava-se de imóvel que não era antigo e o mesmo tinha sido todo restaurado quando foi utilizado pela Via Lagos.

Interessante foi quando Tia Elia ligou novamente para destacamento do Corpo de Bombeiros de Rio Bonito, e ela pediu para falar com o Sargento Eduardo, então o interlocutor perguntou quem queria falar com ele, ela identificou-se e a pessoa disse que o Sargento estava ocupado se ele poderia ajudar, daí ela disse que queria apenas agradecer a ajuda do Corpo de Bombeiros de Rio Bonito, pois por sua inoperância ela perdeu uma das suas propriedades. Propriedade esta que seria usada agora para ajudar o irmão que acidentado e sem remuneração, iria montar na propriedade uma loja de artesanato. Havia lá dentro muitas cadeiras, mesas, pisos, madeiras de construção, geladeira, pedras decorativas entre outras coisas, tudo danificado pelas chamas.

P1040417

Omissão total, absoluta falta de respeito à propriedade alheia, ausência de zelo e mesmo de amor ao próximo, resultante da inoperância do poder público da nossa cidade. Pois se no inicio, quando avisei á Defesa Civil, ela aqui estivesse junto da Secretaria de Meio Ambiente, com toda certeza isso não teria acontecido, pois identificariam rapidamente o perigo iminente.

Sei que os comandados da prefeita souberam do fato, justamente por seus comentários jocosos a respeito, então nada mais justo que a atual prefeita dar todo apoio a Tia Elia, devolver a ela o que ela perdeu por omissão do poder que deveria ser publico e não particular a alguns, como temos percebido.
  P1040425

E agora, senhora prefeita, já que em sua administração não há trabalhos preventivos, quais serão os esforços pra remediar uma situação que não precisava ter chegado a este ponto? Até quando ficará de braços cruzados? Pois as coisas dos homens, Deus estará sempre protegendo, mas cabe aos líderes que se propuseram a cuidar de um povo, cuidar e preservar sua vida e seus pertences, estar presente em todas as horas e não ser apenas uma figura decorativa. A senhora não está honrando os votos que obteve, e esperamos que haja dignidade de sua parte para pelo menos a partir de agora, comece prover tamanha falta de cuidado e segurança. Mostre-nos com clareza as diretrizes que ainda possam comprovar um pouco sua competência, para que haja em nossa cidade um governo municipal de fato, e não uma quimera na qual apenas seus seguidores acreditam.



Alex Hudson
Rio Bonito - RJ















0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)