terça-feira, março 18, 2014

P1040757


Olá amigos e amigas,

Hoje quero falar de um amigo que Deus colocou em meu caminho em 1997 quando eu comandava a Fiscalização da cidade. Seu nome é GIM ROBERTO VIANA FEKETE, mais conhecido como PIPOCA, e na ocasião em que o conheci, ele contou que era circense, que tinha trabalhado em circos, foi malabarista, e apresentava-se também como o Palhaço Pipoca, no Circo Xangai.

Esta história que vou relatar mostra como cada um que convive neste planeta é um ser humano com sua história, sua trajetória, suas lutas, suas dores e suas vitórias, que são únicas e importantes nas páginas da vida do Universo.

No ultimo sábado (15/03), uma pessoa de Guarulhos – SP entrou em contato no grupo Rio Bonito – RJ e na página Rio Bonito – RJ, perguntando se alguém o conhecia o protagonista desta história. Relatou que ele hoje com 71 anos, seria seu avô que ela não conhecia, mas a família o procurava há muito tempo. Me lembrei então do primeiro nome Gim e do sobrenome Fekete, e segundo sua neta Karina, tinham dito a ela que ele trabalhava na rodoviária como vendedor de balas e que teria falecido. Eu entrei em contato e disse se fosse quem eu pensava não tinha falecido e estava vivo. Ao perceber todo o drama familiar, resolvi ir atrás do nosso amigo GIM no sábado mesmo, e consegui encontra-lo. Quando fiz algumas perguntas como o nome dos filhos e dos pais dele, nosso amigo começou a ficar nervoso e logo disse :“Alex eu tive um AVC há poucos dias, por favor fale logo o que aconteceu...”. Então eu disse que uma neta que ele não conhecia queria falar com ele.

aa


Quando liguei para o número que haviam me fornecido, dava para ouvir a emoção da família do outro lado e meu amigo era só lágrimas, eles não conseguiam acreditar, pois ele procurou a família em vão e a família também o procurou por muitos anos. A vontade do reencontro foi tanta, que a família resolveu partir de Guarulhos (SP) e encontrar o pai amado, e ficou marcado para ontem (17/03) para a família encontrar-se depois de tantos anos.

Conversando com o amigo GIM, ele contou mais um pouco da sua vida, que andou pelo País inteiro e até mesmo fora do País com circos. Um dia pegou um ônibus e parou na rodoviária de Rio Bonito, e o dinheiro que tinha não dava para continuar sua viagem até onde estava o circo que iria trabalhar. Viu um vendedor de biscoito e perguntou quanto era, daí o rapaz lhe respondeu, ele contou seu problema e pediu ao rapaz para levá-lo ao fornecedor, que ele queria tentar conseguir dinheiro para pagar sua passagem. Com o restinho de dinheiro que tinha, comprou um saco daqueles biscoitos de polvilho, vendeu tudo na rodoviária, e como não tinha onde dormir, passou a noite na rodoviária. No dia seguinte, comprou outro saco de biscoitos para revender e assim foi permanecendo em nossa cidade. Com a ajuda de muitos riobonitenses, ele foi sobrevivendo nas ruas da nossa cidade até conseguir uma moradia, morou no Rio Vermelho, e hoje mora na Serra do Sambê, na Almir Militão. Aqui nosso amigo está há 20 anos e já se considera um riobonitense e nutre gratidão e amor por nossa cidade e pelo nosso povo.

O ENCONTRO

Eu estou na internet desde 1998 e não sabia que um dia eu iria ser testemunha de uma história tão linda e ao mesmo tempo triste, as emoções foram à flor da pele, conhecer a história do nosso Palhaço Pipoca, digo assim porque ele relatou que existe muitos outros que usam este nome hoje. Foi ele, como presbítero da Igreja Batista, assim menciona em uma das suas carteirinhas, inserido na sociedade riobonitense, e pode contar sua história, assim como daqui em diante pode reescrevê-la.

Seus filhos Sandra, Samara e Samuel e sua neta Karina, conheceram ontem outro lado da mesma moeda que desconheciam, foi um dia proveitoso para toda família e a história não é o fim ainda, pois além de Karina, ele tem outros netos e bisnetos que nunca viu e esta semana ainda ele irá ao encontro destes, pois segundo a família eles irão leva-lo para Guarulhos – SP, para ele passar uns dias e conhecer a todos.

O DIA

Eles saíram de Guarulhos de madrugada e aqui chegaram na hora do almoço. Ansiosos por almoçar com o pai depois de décadas, pediram uma indicação, e os levei ao Bar e Restaurante do Clemente lá no Salto de Braçanã, pois Karine tinha dito que viu uma cachoeira na internet em dos espaços que criei aqui falando de Rio Bonito. Lá chegando, a alegria ficou completa, pois ficaram apaixonados pela vista maravilhosa e de lá só saímos à tardinha, daí todos conversaram ao som da cachoeira e relembraram o passado. Descobri ainda que nosso amigo GIM é um cigano Calon, daí comecei a compreender sua vida circense, segundo ele, o avô saiu da Hungria fugindo da Guerra e da perseguição que os ciganos sofreram no passado. Interessante foi saber ainda que ele fala o romanes e arranhou algumas palavras deste idioma desconhecido por nós.

O fato que aconteceu mostra que o valor não está na notoriedade, na fama, nos títulos, no nível de cultura, posição social ou econômica. Cada ser humano é único, e mesmo no anonimato, as vidas contam histórias ricas em conteúdo e aprendizado, de força e sobrevivência, e todas elas devem ser respeitadas e valorizadas. Isto reforça as palavras ditas há muito tempo, que temos de ter olhos de ver, ouvidos de ouvir, e dar o valor verdadeiro a cada um que passa em nossas vidas, pois ela dá voltas, e quando menos esperamos vemos os frutos das sementes boas que plantamos pelo caminho, e sempre valerá a pena assim proceder. Desta maneira, vamos valorizar tudo o que acontece no nosso dia a dia, prestando atenção às pequenas e grandes coisas, pois elas são as páginas do livro de nossas vidas que vamos escrevendo, ficando indeléveis por toda a existência e em outras mais, quer acreditemos ou não.

FINALIZANDO

Os arrepios, as lágrimas que percebi neles foram contagiantes, eu até tentei esconder a minha emoção, mas todos assim estavam e com certeza eles perceberam, se eu pudesse escolher um dia na internet que mais me deixou feliz, com toda certeza eu escolheria o dia do contato da Karine que me proporcionou conhecer esta linda história. Todos estes anos na internet nunca tinha passado por uma experiência assim e foi dignificante conhecer esta linda história que apenas começou e com a Bondade de Deus terão muitos dias juntos.



Alex Hudson
Rio Bonito - RJ  

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)