sexta-feira, março 07, 2014

et

 

Diógenes, antigo filósofo grego, que fez voto de pobreza, viveu em aproximadamente 400 a.C. Tornou-se um mendicante, vivendo em um barril, pois acreditava que a virtude era a ausência de qualquer riqueza. Embora tenha optado por uma forma extrema de mostrar suas ideias, ele era firme em afirmar que a virtude seria melhor revelada na ação e não apenas na teoria. Sua vida foi totalmente dedicada à uma incansável campanha para desbancar as instituições e valores sociais, que para ele, levariam à uma sociedade corrupta. Ele andava pelas ruas com uma lâmpada, e ao ser interpelado dizia : “Estou a procura de um homem de Bem”.

E o que constrói um homem de bem? O conhecimento de valores como Ética, Moral, Caráter e Honestidade. É o mesmo que dizer que a ignorância é quem gera o caos e o crime. È o mesmo que refletir que a Sociedade de hoje, tão corrupta e doente, egocêntrica, covarde e desonesta está sofrendo as consequências de uma ignorância crônica, que deve ser resolvida pela vontade de conhecer, estudar e estudar-se, compreender as raízes do Bem e do Mal, os limites do certo e do errado, crer, que algo supremo está regendo fazendo de cada um responsável por seus atos, e ninguém sofre em vão, tudo é consequência de uma Lei de Causas e Efeitos. Quanto mais o ser humano compreender isso, menos irá optar pelo mau uso de seu arbítrio. Quando todos perceberem isso, começaremos a ter uma Sociedade Justa, nações em Paz, um Mundo em Equilíbrio. Se cada um caminhar com uma lâmpada, não procurando em outros, mas em si mesmo o caminho Reto, estará em direção a um Mundo Regenerado. Não depende de Deus, mas de nós, que aqui palmilhamos aos tropeços. Aqui é nossa lição, nossa Escola, somos nós que temos de aprender como se faz para ser Bom, no espelho maravilhoso da Natureza que Deus nos mostra diariamente. Ele não tem de nos mostrar nada, nos provar nada, somos nós, os aprendizes pequeninos, que temos de compreender, respeitar e seguir os passos da Verdade.

A Ética é um campo de reflexões filosóficas, que busca conhecer as relações entre os seres humanos e seu modo de ser e de pensar. A ética é diferente da Moral, a qual se baseia na obediência de normas, costumes, hierarquias sociais e religiosas. Enquanto que a Ética vai muito além do conceito de Moral, ela busca uma fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver. Isto só é possível o quando se vê e ao outro, quando há respeito próprio e a aqueles ao redor.

A Moral é fruto dos costumes, adquirida no meio em que se vive, mutável, derivada as práticas costumeiras do local, muitas vezes imposta por sociedades autocráticas e decorrente de uma cultura que pode ser ou não boa e equilibrada. A Ética é construída de princípios muito antigos, reforçada pela reflexão, é imutável, ou muito resistente às mudanças, é pautada em valores que abrangem o coletivo, embora seja imposta pela disciplina do indivíduo sobre si mesmo, além de ser Universal. A pessoa ética o é tanto na America do Sul como na longínqua Oceania.

Ainda refletindo sobre a Ètica, ela se constrói dentro de uma sociedade com base em valores históricos e culturais, está ligada à Justiça Social, e sua meta é levar a todos, equilíbrio e tranquilidade.

E ainda há o caráter, qualidade inerente à pessoa desde seu nascimento, e reflete seu modo de ser. Uma pessoa “de caráter” não se deixa influenciar por nada, sua formação é sólida e aquele “sem caráter” é amorfo, não possui firmeza ou valores morais positivos. Este, aproxima-se rapidamente de um outro grave defeito, a desonestidade.

O honesto tem a qualidade de não mentir, não enganar, não fraudar. É ético, segue altos valores morais de respeito ao próximo, repudia a falsidade, a esperteza. Ele possui a transparência e também exige dos outros a transparência.

Um bom exemplo de ética é o cidadão que consegue um cargo na política, e honra este cargo, cumprindo todo o que se propôs fazer de bom pelo povo durante sua campanha eleitoral, evitando qualquer ação que possa lesar ou prejudicar o bem coletivo.

Infelizmente, hoje estamos rodeados deste circo de horrores em que se transformou nossa política, com todos os valores invertidos, réus chorosos convencem como se fossem vítimas, e a corrupção se robustece a cada dia, em todos os cantos, como uma lama que se espalha e penetra por toda parte....

O que eram para ser movimentos populares reivindicando Justiça, contém as sementes do vandalismo e da impostura, plantam a confusão e o embaralhamento de ideais e objetivos na cabeça dos jovens pouco esclarecidos.

Porque a Escola não fala mais de Moral e Cívica, de Política, não ensina a criança e o jovem a se encontrarem como pessoas, como cidadãos. Ocorre que vemos surgirem multidões de indiferentes, de “selfies”, narcisistas e absurdamente carentes de alimentar o próprio ego, enquanto que outros tentam entender, se indignam e só com heroico esforço compreenderão que há um labirinto infinito até a Verdade. Estes, são os que desenvolvem um bom Caráter, compreendem a Ética, cultivam da Boa Moral, e que preservam sua Honestidade.

Então, jovem, estude, leia, abrace a religião de sua Fé. Entenda quem é você perante o mundo, mas também perante a si mesmo. Veja que a violência nunca leva a nada, mas sim a palavra certa, o pensamento no Bem comum, plantar flores ao seu redor. Com certeza estará no caminho certo.

 

Alex Hudson
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)