sábado, julho 26, 2014


A nossa sorte é que a gente sabe que um ato bom neutraliza milhões de atos de maldade. O ser humano foi criado para ser bom, mas, quanta dificuldade para se andar em linha reta!!!

Por isso que temos aplaudir de pé, quando nos deparamos com aqueles, que além de abraçarem boas causas, são intrépidos e firmes, e mantém suas escolhas, custe o custar. E isto, com certeza, tem servido de exemplo, e este exemplo pode estar salvando vidas da marginalidade, da ignorância, do obscurantismo. Atos bons florescem e se espalham, mantém a ambiência ao redor limpa e sadia, neutralizando muito de influências negativas que possam interferir, sobretudo em áreas mais remotas dos centros urbanos, locais em geral esquecidos pela municipalidade, como é o nosso caso.

Venho escrever sobre duas pessoas que estão plantando, exemplificando com muitos atos bons que com certeza serão para sempre lembrados com carinho por quem foi ajudado, por aqueles a quem a influência modificou suas vidas e lhes deu novos rumos. Não precisam estar nas primeiras páginas dos jornais, não precisam estar em carrões nem com roupas de grife. Vão ser para sempre lutadores, nas dificuldades da vida, no sentido amplo da palavra lutar. Estou me referindo ao Professor de Taekwon-Do Marcelo Mollica, do 3º Dan, responsável pelo Centro Brasileiro de TKD-ITF (International Taekwondo Federation) Rio Bonito (CBTT RB), e ao seu aluno Rodrigo de Oliveira Souza.

Esquerda  Marcelo Mollica e a direita Rodrigo de Oliveira Souza
Rodrigo se confrontou com dificuldades desde os dois anos de idade, quando perdeu sua mãe. Começou a gostar de artes marciais através de desenhos e filmes, aquilo lhe encantava a alma. Até o dia que um dos irmãos o chamou para começar a treinar na mesma academia, em uma modalidade de luta marcial. Informando-se melhor chegou até ao Centro Brasileiro de TKD-ITF, há dez anos e nunca parou mais. Embora muito jovem, já acumula 35 medalhas em competições e foi um dos principais nomes a representar o Brasil no World Championship em 2013, na Espanha, fazendo parte da Seleção Brasileira. Em outras ocasiões já viajou para muitos lugares, aqui e fora do Brasil, como o Chile.

Ouvindo o depoimento de Rodrigo, a gente percebe, por trás daquela feição tranquila, e a silhueta magra, a garra, a disposição, a certeza de quem encontrou o seu lugar. O Taekwen-Do é para ele sua vida e sua direção e ponto, não lhe interessa se existem outras alternativas, melhores ou piores, é ali que ele quer estar, como deveria ser com todo mundo. Muito bonito quando ele fala, que todos podem cair, e caem, mas o importante não é o cair, mas o levantar-se em seguida, sempre.

Assim é no tatame, assim é na vida, em qualquer momento. É importante saber que se pode cair, e isso não se prevê ou se domina, independe da vontade, mas mais importante é manter a certeza que sempre vai se levantar. Isto a luta e a disciplina marcial ensina a ferro e fogo nos seus praticantes, e esta determinação se leva para sempre, em qualquer setor da vida.

Daí, vamos falar também de Marcelo Mollica, que por anos a fio vem trabalhando em prol das crianças de nossa localidade, tenazmente, ultrapassando uma série de dificuldades, com recursos aquém daqueles que necessita, mas incansável ao abraçar a causa de trazer o esporte, a saúde a formação moral do jovem. O Centro Brasileiro de TKD ITF de Rio Bonito começou em dezembro de 2003, no Distrito de Boa Esperança, e através dele já ocorreram  muitas vitórias em campeonatos estaduais, brasileiros e internacionais.

Marcelo Molica, 3º Dan, argentino, mas que abraçou nosso país, merece nossos aplausos, merece nosso respeito e merece que o apoiemos em todas as suas realizações. É necessário que ele seja ajudado e patrocinado, para continuar sua trajetória brilhante de ensinar os jovens a serem vencedores, tendo medalhas ou não, pois serão vencedores de si mesmos, como nosso Rodrigo se tornou.


Alex Hudson


0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)