sábado, agosto 30, 2014

O projeto de Escola Pública em tempo integral, herança do sonho de Leonel Brizola, está vigorando no Rio, em 24 escolas, a partir de convênios com empresas de iniciativa privada. Já está em vigor, e será gratificante ter candidatos que abracem esta causa, não usando esta bandeira como inventores da ideia, mas como continuadores de uma iniciativa que poderá a longo prazo qualificar os jovens dando-lhes condições semelhantes às dos países desenvolvidos. Sem melhorias deste tipo, continuaremos muito distantes, lembrando que entre as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a do ensino médio é a mais baixa: 3,1, de 10.

Temos como exemplo o colégio Ciep Leonel de Moura Brizola, em Niterói, com o apoio da Embaixada da França, o colégio Ciep Leonel de Moura Brizola, em Niterói, (das 7h às 17h), baseado num sistema de parcerias chamado de Dupla Escola pela Secretaria de Educação.O projeto, que atendia a dois mil alunos em 2012, chega a 2014 com 10 mil, um crescimento substancial, mas que ainda atinge apenas pouco mais de 1% do total de 900 mil estudantes matriculados.
De acordo com pesquisas da SEEDUC(Secretaria de Estado de Educação), o jovem tem interesse em cursos de formação profissional que o capacitem para o mercado de trabalho.
Em reportagem de “O Globo” de 20/02/2014, foi publicado que o modelo das parcerias começou a ter destaque em 2008, quando o prédio da estação telefônica da Oi, na Tijuca, passou a abrigar o Colégio Estadual José Leite Lopes, conhecido como Nave, sigla para Núcleo Avançado em Educação. Depois, vieram outras empresas, como o Grupo Pão de Açúcar, que introduziu no Colégio Comendador Valentim dos Santos Diniz, em São Gonçalo, um ensino integrado voltado para a formação de técnicos em leite e derivados e panificação. E, no fim do ano passado, o Instituto Ayrton Senna passou a cuidar da parte pedagógica de seis unidades. Basicamente, a iniciativa privada entra com apoio na parte de equipamentos e suporte para treinamentos, mas o estado continua sendo o responsável pelo pagamento dos profissionais e pela gestão da escola. Em 2012, último ano com resultados já divulgados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), o Nave foi a unidade com melhor desempenho da rede estadual, e o Comendador Valentim dos Santos Diniz ficou em terceiro lugar.
Este ano, o Dupla Escola avançou do território das empresas e ONGs para o apoio de embaixadas de outros países, com o objetivo de criar colégios de ensino bilíngue. Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o Ciep Carlos Drummond de Andrade conta com o suporte do Condado de Prince George, no estado de Maryland, para ensinar inglês. No Méier, a parceria é com o Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha, no Colégio João Cabral de Melo Neto.

Mas ainda há um trabalho gigantesco pela frente, com maior valorização dos professores, e da parte dos mesmos, maior esforço para frequentarem os numerosos cursos de capacitação e reciclagem, que já existem. Observamos no Portal do Ministério da Educação oportunidades de cursos à distância e presenciais, onde os professores representando seus municípios podem se inscrever (Proinfantil, PARFOR,Universidade aberta do Brasil, PNAP), além de numerosos mestrados financiados pela CAPES (PROFMAT; ProfHistoria; Profis; Profart; ProfLetras; ProfiAP).
De outro lado, a luta para combater o absenteísmo dos alunos, fazê-los se encantar pelo ofício do aprendizado, mostrar-lhes que o conhecimento e a educação é a porta verdadeira, não apenas para vitórias pessoais, como de futuros recursos de sobrevivência autossuficiente, digna, inteira e íntegra.
Portanto, na hora próxima de votar, vamos perceber quem de fato está nesta luta, quem nos irá valer dentro da representação política verdadeira, dedicada ao enriquecimento do setor Educacional, pois sem isto, não teremos bons professores, bons médicos, bons advogados, e mesmo bons políticos. E quem já está na estrada, alunos e professores, que as mudanças venham, sem lutas armadas, sem violência, mas sim enaltecendo aqueles que abriram os caminhos, como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Rubens Alves e tantos outros.

Alex Hudson

Fontes consultadas:
http://canaldoensino.com.br/blog/45-sugestoes-para-melhorar-a-educacao-no-brasil
http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1149929
http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/escola_tempo_integral.jsp?ACAO=acao1
http://oglobo.globo.com/rio/estado-cria-24-escolas-de-ensino-medio-integrais-partir-de-parcerias-11659049#ixzz382Z8YtR0
portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12358%3Aproinfantil-como-funciona&catid=288%3Aproinfantil&Itemid=54
http://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)