segunda-feira, setembro 15, 2014


Falou-se tanto em casamento (foram estas as palavras) entre a CEDAE e o governo do município de Rio Bonito em 18/04/2013, na sede da companhia, na Cidade Nova, a partir de um contrato para ampliação do sistema de abastecimento de água das localidades de Boa Esperança e Parque Andréa, no município de Rio Bonito, na Região Leste Fluminense. O contrato, no valor de R$ 10,7 milhões, seria para garantir o fornecimento de um volume de água oito vezes superior ao atual para cerca de 15 mil moradores da região, com perspectiva de crescimento em função da implantação dos empreendimentos habitacionais em execução na época.

A obra a ser realizada tinha previsão de um ano e constava da construção um reservatório em concreto com capacidade de armazenar 300 mil litros de água, localizado a 6 km da elevatória e às margens da Via Lagos. A água seria bombeada até este reservatório e dali seguindo por gravidade pelos 9 km seguintes, até o reservatório de Boa Esperança, que já opera com capacidade de 100 mil litros. Ao lado deste reservatório estaria programado ainda a construção de uma nova estrutura, com capacidade para armazenar 500 mil litros. O projeto incluía ainda a construção de uma adutora de 16.500 metros de extensão, o assentamento de 13.187 metros de rede distribuidora e a execução de 1.500 ligações domiciliares hidrometradas no centro de Boa Esperança.
Na época,houve solenidade amplamente festejada, com aplausos para os esforços investidos, ao longo de dois anos, por parte do Presidente da ALERJ, Paulo Melo, na concretização do convênio e do projeto, onde, embora esquecida de ser mencionada, estaria também a participação do Deputado Marcos Abrahão. A alegação era que a CEDAE estaria justificando a concessão de 20 anos, aprovada pela Câmara dos Vereadores de Rio Bonito na sessão a qual se realizou no dia 01/12/2011.

De acordo com o Programa de obras editado pela CEDAE (Clique), tal obra está com o término previsto para final de Junho de 2015. Mas quem mora aqui em Boa Esperança só está conseguindo ver as crateras que foram abertas e mais nada. Na verdade as mesmas tornaram-se um perigo, pois dificulta a passagem das pessoas, acumula a água sim, quando chove transformando-se em criadouro de mosquitos e refúgio dos muitos roedores que proliferam também pela ineficiência do setor de Saúde Pública do município.

Quem vai lutar pela continuidade desta obra, que nem começou mas já prejudica a tantos, e tão longe de seu objetivo? Quanto tempo mais para o almejado progresso chegue até nós, pois não há como melhorar uma urbanização sem esgoto, sem água encanada e pavimentação adequada?

Onde estão aqueles que estavam tão bravamente defendendo esta conquista, agora abandonada, como abandonados estamos neste 2º Distrito?

Alex Hudson
Boa Esperança
Rio Bonito - RJ

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)