terça-feira, dezembro 23, 2014

nat0
O Natal é vinculado à várias tradições. Uma delas é Santa Claus, também chamado de São Nicolau, embora este santo seja celebrado em 6 de dezembro. Nicolau nasceu durante o século III na vila de Patras, que na época pertencia a Grécia, e agora é a costa sul da Turquia. Seus pais ricos, o educaram para ser um cristão devoto e morreram em uma epidemia com Nicolau ainda jovem. Obedecendo as palavras de Jesus “vendes o que tens e dês sua riqueza aos pobres”, Nicolau usou toda sua herança pra ajudar os
necessitados, doentes e sofredores. Dedicou sua vida servindo a Deus se tornando bispo de Myra, ainda jovem. Bispo Nicolau ficou conhecido em todo o país por sua generosidade aos necessitados, seu amor pelas crianças, e sua preocupação para com marinheiros e navios.
Já a lenda de Papai Noel, relata que ele mora no Extremo Norte, numa terra de neve eterna. Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto na versão britânica ele reside nas montanhas de Korvatunturi na Lapônia, Finlândia. Papai Noel vive com sua esposa Mamãe Noel, incontáveis elfos mágicos e oito ou nove renas voadoras. Papai Noel presenteia as crianças ao redor do mundo na noite de Natal, pilotando seu trenó, de acordo com seu comportamento, e entrega seus presentes, às crianças bem-comportadas no mundo. O visual vermelho e branco de Papai Noel surgiu em 1931, quando a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária. Antes disso, as suas vestimentas eram verdes.
nat2Anterior a estas lendas, existia uma história pagã sobre o “Senhor Inverno”, uma figura lendária que distribuía alimento, já que nesta época, a Europa sofria de grande pobreza e escassez. Na Holanda, a lenda do Sinterklaas (ou Santa Claus) fundiu-se a antigas histórias nórdicas sobre um mago mítico que andava em um trenó puxado por renas, premiava com presentes as crianças boas e castigava as que se comportavam mal.
Portanto, não há nada de mais em preservar a lenda de Papai Noel no Natal. As crianças de hoje são mais difíceis de convencer sobre a vinda do Papai Noel na noite de Natal, mas creio que seria mais certo falar sobre o Espírito do Natal, o que ele representa para nós, que acreditamos em Jesus, e também a partir da tradição de Papai Noel e da distribuição de presentes, da disposição de acolher a todos, parentes, amigos e mesmo esquecer os desafetos nesta data. È necessário criar certas tradições, manter a história, para incutir nas crianças os melhores sentimentos, a fraternidade, a confraternização.
Alguns contestam o festejo com Papai Noel, alegando que o dia 25 de dezembro é o aniversário de Jesus. Embora muito louvável, sabemos que estas datas foram manipuladas há muitos anos pela Igreja Católica, adaptando antigas datas pagãs. O dia 25 de dezembro também marcava a comemoração do aniversário de uma divindade chamada Mitra, que era um conhecido deus de luz e lealdade que, na época, era muito popular e largamente cultuado pelos soldados romanos. Formalmente, a igreja romana só foi celebrar o Natal em 25 de dezembro no século 4, durante o reinado do Imperador Constantino, o responsável por transformar o cristianismo na religião oficial do império. Até então, a principal festividade cristã era a Páscoa. Acredita-se, aliás, que a escolha da data — que coincidia com outras celebrações — foi proposital, e tinha como objetivo enfraquecer os festejos pagãos pré-estabelecidos. Por muitos anos comemoravam no dia 6 de janeiro, mas com o tempo esta data se tornou o Dia dos reis magos e ficou definida a data de 25 de dezembro para o nascimento de Jesus Cristo. È importante meditar sobre tudo isso, pois é uma questão também de Fé, e não se pode associar o nome de Jesus Cristo a mais uma lenda entre as tantas citadas. Aprender a história da humanidade não nos faz descrentes, pelo contrário, nos faz mais conscientes de nossas escolhas de Fé. Tudo em nossa existência deveria ser explicado e compreendido por nós até que pudéssemos debater a respeito e mostrar nossa opinião.
nat3
O nascimento de Jesus é um fato real, então devemos comemorar e temos de refletir muito sobre a encarnação Dele, que se tornou um entre nós. Ele veio mostrar o caminho, a verdade e a vida, e vida eterna. A simbologia da festa do Natal contém então o nascimento do Menino Jesus, e está vinculada a todos os sentimentos bons e a predisposição para que nesta data haja perdão, abundância, generosidade. O Natal será verdadeiro não com os excessos de bebida e comida, mas com atos e pensamentos generosos, uma disposição interior serena, de gratidão, amor e união. Desta forma, as antigas datas pagãs se fundem ao significado das nossas comemorações de hoje, com o mesmo sentido de congregar e celebrar a Renovação, o Bem, a Força, a Vida.

Tenhamos então, da mesma forma em nossos corações, independente de religião ou crença, a consciência do espírito natalino. Não precisamos desperdiçar em presentes ostensivos, mas sim dedicarmos ao nosso redor pensamentos de carinho, assim como votos de Sucesso e Saúde, utilizarmos este momento para ficarmos de Bem conosco, e buscar a fórmula de manter esta disposição equilibrada e iluminada pelo resto dos dias do novo ano que se aproxima.

Tenham todos um Natal iluminado, cheio de Amor, Gratidão e Paz!

Alex Hudson

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)