quinta-feira, março 05, 2015


A Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Saúde, está em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro no Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A.

O programa do Ministério da Saúde consiste na suplementação oral de megadoses de vitamina A, em todas as crianças, já que a ausência da vitamina é considerada uma das maiores deficiências nutricionais do país. A suplementação de vitamina A pode evitar problemas respiratórios, diarreia, desnutrição e a cegueira.

Evidências acerca do impacto da suplementação da vitamina A em crianças, mostram uma redução do risco global de morte em 24%; mortalidade por diarreia em 28%; crianças com HIV positivo em 45%.

Sendo assim, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a suplementação de vitamina A para crianças de 6 a 11 meses e de 12 a 59 meses de vida, a fim de prevenir a carência desse suplemento. Lembrando que, as megadoses são reforçadas a cada seis meses, até a criança completar os 59 meses de vida (4 anos e 11 meses).

Em Búzios, desde fevereiro de 2014 que a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, disponibiliza esta suplementação em todos os PSFs (Postos de Saúde da Família) e na Policlínica Municipal. Sendo assim, com um trabalho intenso de toda a equipe envolvida, o município de Búzios conquistou o primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro em doses distribuídas.

De acordo Camila Gomes Ferreira, Nutricionista e Coordenadora do Núcleo de Programas de Saúde, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para Búzios era de 264 megadoses para crianças de 6 a 11 meses e com menos de um ano do projeto, a cidade já tinha vacinado 70,08%. Para as crianças de 12 a 59 meses de vida, já foi aplicada a vitamina A em 100,63% das crianças previstas.

“Agora a cidade de Búzios está em primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro, estando o segundo lugar bem abaixo do nosso município, só com 12% das crianças suplementadas. Com isso, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro fez o convite para a Secretaria de Saúde de Búzios estar na capital, no fim do mês de março, capacitando os municípios que ainda não aderiram ao programa e ajudando os que estão com dificuldade na implantação. Todos nós da Saúde estamos muito felizes com o reconhecimento e vamos com o maior prazer incentivar os demais municípios a se empenharem nesse projeto tão importante. Nosso trabalho está longe do fim, o que nós quanto Prefeitura fizemos até agora, já fez uma enorme diferença na vida de centenas de crianças. Vamos, como sempre, arregaçar as mangas e prosseguir nessa jornada de dedicação”, afirma Camila Gomes.

Para as crianças receberem a Vitamina A, é só ir até o PSF mais próximo de sua casa ou na Policlínica Municipal com a Caderneta de Vacinação - onde já existe um espaço de registro da data em que as doses foram administradas e do retorno da criança - de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Comunicação Social da Prefeitura de Búzios

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)