quinta-feira, março 26, 2015



            Tive a grata satisfação de visitar a Escola Estadual Barão de Rio Branco, e entrevistei seu atual Diretor, o Sr. Antônio Ricardo e a Coordenadora Pedagógica  Professora  Maria da Glória, e o que pude observar foi que ali há uma gestão com muito Amor e envolvimento de toda a diretoria e corpo docente.
            Uma imensa lista de pessoas reside nos arquivos desta Escola. Milhares de alunos e professores  freqüentaram suas instalações e escadarias, gastas pelos anos de incessantes passos para cima e para baixo, deixaram marcas através dos tempos, que podem ser observadas pelos atuais freqüentadores do local. Gerações inteiras tiveram a oportunidade de dar os primeiros passos como cidadãos riobonitenses, e puderam usufruir do saber que permeava (e ainda permeia) todas aquelas paredes ricas de uma história de lutas, trabalho e dedicação.

            Este vovô está fazendo noventa anos, mas segue jovem em idéias, em ideais, nutridos pelo idealismo de quem hoje faz parte do staff de docentes, alunos, inspetores, todos enfim, que dão vida às paredes, às salas de aula, fazendo este velho gigante ainda vibrar. Sua estrutura material ressente-se pelo tempo, e pela falta da manutenção tão necessária, devido a inúmeros fatores, e em especial este ano, pela suspensão de verbas anunciada pelo Governo Estadual como medida decorrente das dificuldades econômicas que todo o país sofre. Mas esta falta de ajuda financeira estadual e municipal não diminui a inspiração e a vontade de festejar esta data especial. Estão sendo programadas inúmeras atividades, que foram relatadas a mim e aqui venho expor a todos vocês, para que vocês possam aplaudir, e participar das comemorações. Se depender desta equipe, pela garra que observei, vai ser um ano inédito, para ser lembrado por muito tempo, e que nosso “Barão” tenha vida muito mais longa!!!

            Estão a pleno vapor os preparativos das comemorações do 900 aniversário deste majestoso ancião. Atualmente a Escola conta com cerca de 400 alunos, estudando em três turnos. Há vários problemas em sua estrutura, pelo desgaste natural do tempo, e na medida do possível, estão sendo feitas reformas emergenciais. O Secretário de estrutura do Estado já vistoriou junto ao EMOPE, mas as reformas mais complexas dependem do aval do Estado. Foi citado que há uma reivindicação feita ao Secretário de Educação para melhorias na quadra de esporte, que no momento é inadequada em relação ao tamanho do colégio, embora os alunos sempre participem dos Jogos Estudantis que ocorrem na cidade e o rendimento poderia ser bem melhor se a quadra tivesse em condições de uso.

            O diretor, enumerando seus diversos projetos para este ano, afirmou que a programação de diferentes eventos estará acontecendo ao longo do ano. Já estão providenciando uma página na internet para registrar todos os eventos, e serão convidados ex-docentes e ex-alunos que passaram por ali. Já no dia 27 de março haverá uma mesa redonda com ex-alunos, hoje profissionais liberais ou universitários.

            As famosas escadarias terão frases escritas sobre a Escola, de autoria de funcionários, alunos e ex-alunos.  O coral da Escola está se dedicando a rememorar músicas, divididas em tendências de cada década, e as apresentações serão acompanhadas pelo grupo de dança da Escola. Haverá camisas comemorativas, palestras ministradas por ex-alunos, falando sobre como a Escola influenciou em suas vidas atuais.

            Dando continuidade à entrevista, a Professora Maria da Glória falou sobre os vários projetos que terão uma culminância maior provavelmente ao final do ano. Haverá um paralelo dos acontecimentos mundiais ao longo do tempo e o Barão. Também a história da Escola na área esportiva. No setor de Arte, será construído um painel expositivo com caricaturas de ex-funcionários, diretores e professores.  No campo da Sociologia também haverá um estudo comparativo entre a escola e o mundo. No campo da Matemática, serão coletados dados dos alunos e professores para fazerem diferentes gráficos, além da discussão sobre o uso das tecnologias. No setor da Biologia serão avaliados a merenda escolar, seu valor nutricional e qualidade ao longo do tempo. Na disciplina de Geografia, serão entrevistados moradores desde o ano 70 em diante. Haverá ainda variadas palestras motivacionais, documentários, além de mostras da produção literária. Será confeccionado um varal literário com a produção poética dividida em seus diferentes estilos.

Fiquei agradavelmente surpreso com toda esta motivação e só me resta aplaudir de pé à toda a equipe do “nosso Barão”, que está se mobilizando de coração e alma, e com certeza este esforço resultará em um lindo presente de aniversário para nosso vovô ilustre. Quero finalizar agradecendo a gentileza, a solicitude, a simpatia de todos que participaram da entrevista, ressaltando aqui nosso agradecimento ao Professor Wanderlei Valadares que nos apresentou à esta equipe vencedora, deixando meus sinceros parabéns e meus votos que tudo corra a contento, e com certeza terão sucesso absoluto! E uma Salva de palmas para a Escola Municipal Barão de Rio Branco!!!!!!


Alex Hudson



0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)