A Secretaria de Estado de Transportes, por meio do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), realizou nova edição da Ouvidoria Itinerante, nesta quarta-feira (08/04), no terminal rodoviário de Rio Bonito. Os agentes receberam 150 reclamações e sugestões de passageiros de ônibus intermunicipais e, depois dos flagrantes, a fiscalização recolheu 14 coletivos e aplicou 35 multas foram aplicadas, totalizando R$ 61.624,12.
A maioria das queixas dos usuários na ação de hoje estavam relacionadas a mau estado de conservação e descumprimento do quadro de horários, muitas delas constatadas pelos agentes no momento da denúncia, resultando em infrações nas empresas de ônibus intermunicipais. Durante a operação, as equipes flagraram ainda irregularidades como: documentação irregular, roleta fora do padrão e selo de vistoria vencido.
A Ouvidoria Itinerante percorre os terminais rodoviários do estado, por meio dos registros das reclamações dos usuários dos ônibus intermunicipais e direcionamento das operações.
Para participar, os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração.
Desde que foi lançado, no início de março, o projeto já percorreu o terminal João Goulart, em Niterói; Rodoviária Novo Rio, Terminal Américo Fontenelle, na Central do Brasil; Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu, Terminal Rodoviário Alvorada, na Barra da Tijuca; Terminal Rodoviário Alexis Novellino e Largo Santo Antônio, ambos em Cabo Frio e terminal da Praça Seca em Jacarepaguá. Nestas ações, com a ajuda das denúncias dos passageiros, a fiscalização já recolheu 74 coletivos e aplicou 218 multas.
O Detro segue com ações regulares em todo o estado, tanto no combate ao transporte sem autorização, quanto verificando a frota regular. Desde janeiro, a fiscalização já retirou de circulação 494 ônibus regulares no estado e aplicou outras 1.649 infrações em coletivos. Além da operação de inteligência, o Detro também, utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar suas ações. Quem preferir também pode utilizar a Ouvidoria por meio do telefone (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br . É importante que o usuário informe o horário e o número do veículo que cometeu a irregularidade.
O povo reclamou e o DETRO não negou fogo, quarta feira (08/04) eles chegaram para poder cumprir seu papel em nossa cidade, mas também pudera com mais de 150 reclamações o DETRO tinha que aparecer e a reclamação é justa, pois pagamos por um serviço e o mesmo não é prestado como emana as Legislações Brasileira.
Agora esperamos que o DETRO esteja em nossa cidade por mais vezes neste ano, principalmente para fiscalizar as vans, que vira e mexe tem passageiros reclamando, principalmente pela falta do ar condicionado, super lotação, ou seja, passageiros acima do permitido e muitos outros absurdos que acontecem neste serviço alternativo e precário.
Alex Hudson
SETRANS
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