quinta-feira, junho 18, 2015


A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo comemora no próximo dia 23 de junho de 2015, o 195° aniversário do seu Patrono Joaquim Manuel de Macedo.
Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí, no dia 24 de junho de 1820, foi romancista, poeta, cronista literário, dramaturgo e patrono da cadeira nº 20 da Academia Brasileira de Letras. Sua obra é extensa e fez grande sucesso na época. Havia, entre os críticos, o argumento de que ele abusou do sentimentalismo muito ao gosto popular, daí seu enorme sucesso de público. Os críticos, entretanto, não negam que Macedo foi cronista aberto e analítico do Rio de Janeiro do final do Império. Sua grande importância literária está no fato de ser considerado um dos fundadores do romance no Brasil e, certamente, um dos principais responsáveis pela criação do teatro no Brasil. A Moreninha foi a primeira obra da Literatura Brasileira a alcançar êxito de público e é um dos marcos do Romantismo no Brasil. Além desta, Macedo escreveu ainda outros dezessete romances, dezesseis peças de teatro e um livro de contos. Em 07 de Setembro de 1873, foi fundada a Sociedade da Biblioteca Popular Itaborahyense por Joaquim Manuel de Macedo. Em homenagem ao ilustre literato itaboraiense, em 21 de Março de 1939 a Biblioteca Municipal, foi denominada Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo.
   
 Em sua comemoração a Biblioteca contará com um dia inteiro de programação direcionada ao público em geral, alunos, historiadores, professores, crianças, jovens e adultos.
        Às 9 horas, a Biblioteca iniciará sua programação com o “Bom Dia Macedo”, realizando Contação de Histórias e relato da vida e obra do autor, Visita Guiada ao Busto de Joaquim Manuel de Macedo e Cine Documentário sobre o autor.
        Às 14 horas, a Biblioteca dará continuidade em sua programação com o “Boa Tarde Macedo”, realizando uma Palestra com Regina Ferreira sobre vida e obra de Macedo, apresentação da Peça Teatral “O Título” e Cine Documentário sobre o autor.
       
Por fim, às 15 horas encerraremos a programação com a abertura da “Exposição de Obras Raras” de Joaquim Manuel de Macedo. O espaço contará com livros raros como “A carteira do meu tio”, “Rosa” e “A Namoradeira”, e outros títulos como “A moreninha”, “Uma pupila rica” e “A luneta mágica”. Além do acervo da 1ª Biblioteca Popular Itaboraiense, fundada por Joaquim Manuel de Macedo, em 1973.
        “O objetivo é manter viva a memória de Joaquim Manuel de Macedo, principalmente para a população local. Joaquim foi fundamental para a história de Itaboraí, uma personalidade ilustre, que até os dias de hoje contribui para o reconhecimento desta cidade, além de ser autor de um dos livros mais importantes para a literatura brasileira, A Moreninha”. (Wanderson Silvas, Diretor da Biblioteca).



--
BIBLIOTECA MUNICIPAL JOAQUIM MANUEL DE MACEDO.
PRAÇA MARECHAL FLORIANO PEIXOTO, 39 - CENTRO - ITABORAÍ - RJ.
CEP: 24800-165
TEL: 21 3639-2031

0 comentários:

Top Mais Lidos

"Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá,
foi como criar um lindo vaso de flores
para vocês usarem como pinico.
Hoje eu vejo, tristemente,
que Brasília nunca deveria ter
sido projetada em forma de Avião
e sim de Camburão...”.

A.D.



Tão lindas eram suas MATAS
Tão verdes eram seus montes
Tão límpidas eram suas aguas
Tão pacifico era seu povo
Hoje é apenas um arremedo do que foi ontem
O tal progresso insiste em exterminar tudo o que um dia foi bom, gostaria de lhe preservar aos meus olhos
Sobrou apenas a lembrança do que você já foi MINHA AMADA RIO BONITO.

Alex Hudson
(27/11/2011)